Postagens em Conservação
Tubarão-lixa se reproduz pela primeira vez em cativeiro

A natureza não para de surpreender, até mesmo pesquisadores experientes como os do Projeto Tamar, que protege tartarugas marinhas. No ínicio de junho, surgiu um filhotinho de tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) no tanque do Centro de Visitantes do projeto, na Praia do Forte (Bahia).

A espécie é ameaçada de extinção e dificilmente se reproduz fora de seu habitat natural, o oceano. Com quase 30 cm, o tubinha já estava nadando ao ser notado pelos biólogos. Semana passada, outra surpresa: nasceram duas irmãs do tubarãozinho. Segundo a veterinária Thaís Pires, do Tamar, o trio está em observação num tanque separado e se alimentando bem, de pedaços de lulas.

Assim como as tartarugas marinhas, os tubarões-lixa são vítimas da pesca incidental, ou seja, muitas vezes acabam sendo fisgados junto com os verdadeiros ‘alvos’ dos pescadores, como por exemplo camarões. As pescas de arrasto e com espinhéis em alto mar são atualmente o principal fator da captura incidental que ameaça a vida de tartarugas e outros animais.

Os tubarões que habitam o tanque do Tamar foram pescados incidentalmente há dez anos, e agora ‘ajudam’ no trabalho de sensibilização e educação ambiental realizado com os visitantes e moradores da área do Tamar. Quem vai ao Centro de Visitantes pode ver de perto como os tubas compartilham o habitat com as tartarugas marinhas, sem brigas, numa boa.

O tubarão-lixa é uma espécie ovovivípara: produz ovos que eclodem dentro do corpo da fêmea. Podem nascer de 21 a 50 de uma só vez. No Tamar, por enquanto, foram três, mas podem vir mais por aí. “Encontramos cascas no fundo do tanque e ainda podem ter ovos a eclodir. Alguns podem ser inférteis. Vamos observar”, conta Thaís. Havia cinco machos quando a fêmea do tanque no Tamar foi fecundada.

Adultos, os tubarões-lixa chegam a medir mais de 2 metros e perdem as pintinhas no corpo. A espécie ocorre em toda costa brasileira.

Fernanda Portugal / Correio Braziliense

 

ConservaçãoMarcio Lisa
Baleia dá golpe com cauda em surfista na Austrália

Imagens de vídeo mostram o momento em que um surfista é atingido pela cauda de uma baleia em Bondi Beach, uma das praias mais famosas da Austrália.

O mamífero, de cerca de 50 toneladas, nadava a 70 metros da costa. Um surfista curioso se aproximou e acabou levando um golpe.

Bishan Rajapakse ficou inconsciente, mas foi socorrido a tempo por colegas e atendido por paramédicos.

Um número recorde de baleias está migrando das águas geladas do Sul para o Leste do país, onde o clima mais quente é ideal para reprodução.

 

ConservaçãoMarcio Lisa
Imagem de competição olímpica conquista primeiro prêmio fotográfico britânico

Os vencedores do PPY (Press Photographer's Year) de 2013 foram anunciados. O prêmio máximo foi conquistado por Adrian Dennis, da agência France Presse, que venceu nas categorias Catálogo Esportivo do Ano e Catálogo Olímpico, além de Fotografia do ano por esta foto, feita na Olimpíada de Londres, em 2012, que mostra Nina Lamsan, da Tailândia, passando perto do público em uma prova equestre.

Para concorrer, as fotos precisavam ter sido feitas em 2011 ou 2012 e usadas pela imprensa britânica.

Mais de 390 fotógrafos em mais de 20 países enviaram 12,5 mil fotografias. A exposição das fotos vencedoras do Press Photographer's Year de 2013 abre no dia 6 de julho no National Theatre de Londres.

 

Foto: Adrian Dennis

ConservaçãoMarcio Lisa